sábado, 21 de fevereiro de 2009

Igrejas promovem retiros espirituais

Diário Oficial de Santos
---

Quem quer fugir da folia de carnaval e trocá-la pela meditação pode se inscrever em um dos retiros promovidos dela Diocese de Santos em diversas paróquias. (...) O Convento do Carmo, no Centro Histórico, promove o Retiro Carmelitano de amanhã a terça, a partir das 8h, sendo a entrada um quilo de alimento não perecível.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ossadas são encontradas no Centro

A Tribuna- A-8 - Local - Suzana Fonseca
---
Arqueologia. Os esqueletos de 10 adultos e de 1 criança estavam em frente ao Convento do Carmo.
As ossadas de dez pessoas adultas e de uma criança foram encontradas, na manhã de ontem, em frente ao Convento do Carmo, no Centro de Santos. A descoberta dos esqueletos foi feita pelo historiador Waldir Rueda, que realizava escavações em uma área onde estão sendo desenvolvidas as obras de ampliação da linha do bonde turístico, na Praça Barão do Rio Branco.
Conforme Rueda, que estava acompanhado pelo estudante Alexandre Largacha, do 3º de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília ( Unisanta), o terreno em que as ossadas foram encontradas pertencia a Braz Cubas, que o doou aos carmelitas no século 16. " Nós não tínhamos notícia de que a igreja do Carmo teria adro- cemitério em frente ou em volta", explicou Rueda.
"Por exemplo, na igreja da Praça da República, é em frente; na igreja do Rosário, lá na Praça Rui Barbosa, é do lado", contou, lembrando que dentro do Convento do Carmo existem quatro lápides. "Fora, não tínhamos notícia".
Ainda segundo o historiador, por conta da existência de adros na igreja do Centro, ele e o arqueólogo Manoel Gonzalez, do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas ( Cerpa) já consideravam a possibilidade de também encontrar algo em frente ao Convento. " Eu falei pra ele: 'quando chegar o bonde em frente ao Carmo, vamos abrir na direção das portas'. Quando abrimos numa porta não tinha; na segunda, a gente já encontrou".
Para Rueda, a presença das ossadas no local é curiosa porque se trata de um lugar de passagem. " É via de passagem, não tem como colocar adro", afirmou.
Os ossos encontrados foram retirados e encaminhados para o Cerpa, onde deverão ser analisados. O trabalho de escavações prossegue hoje.
De acordo com o engenheiro responsável pelas obras de ampliação da linha do bonde, Luiz Antônio Rosas Neto, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), a descoberta não irá atrasar o andamento das obras.
" O Carmo nunca aceitou que se colocasse fora nem dentro também", explicou frei Lino de Oliveira. "Isso pode ser, como se fala?, um acidente de percurso? O que é natural numa cidade como a nossa, uma área arqueológica. Não é muita novidade. Para mi, é normal isso", minimizouo religioso, que é formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC).
O Convento do Carmo foi fundado em 1589 e ficou pronto em 1599. Segundo frei Lino, os frades não permitiam que pessoas fossem enterradas nem dentro do prédio, nem fora dele. As quatro lápides que existem no Convento, segundo ele, foram colocadas ali entre 1880 e 1907, período em que o local ficou sem frades.
"Eram síndicos que tomavam conta do nosso prédio", explicou frei Lino. "São pessoas ligadas ao lugar, mas sem ligação com os frades (que foram enterradas lá dentro). E nem coloque na cabeça do povo que eram pessoas ricas; eram pessoas que tinham ligação com a Cidade".
Conforme o religioso, somente os carmelitas podiam ser sepultados dentro do prédio. Era uma "exclusividade", destacou frei Lino, que se lembrou de uma excessão. "Houve um pedido, de um médico muito famoso aqui na Cidade, para que um escravo dele fosse enterrado. Esse foi o único que consta, que teve permissão para isso, 200 anos depois ( de fundada a igreja)".
Para o religioso, não foi surpresa a descoberta. " Isso, para mim, não é novidade nenhuma. Você vive dentro de uma área arqueológica. Não tem nada de histórico aí", afirmou , lembrando que a área onde a ossada foi encontrada já havia sido mexida antes, quando da colocação da linha do bonde.

Ossadas humanas são encontradas durante obras de expansão do Bonde Turístico de Santos

TV Tribuna - 1ª Edição


http://www.tvtribuna.com/videos/?video=21474

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Retiro Carmelitano

Presenã Diocesana- 11 -Geral
---

Dia 22 -das 14 às 18h
Dia 23 e 24 - das 8 às 11h e das 14 às 18h
Palestrante : Frei Lino de Oliveira O.C.
Colaboração: 1kg de alimento não perecível que será encaminhado para a Sociedade São Vicente de Paulo.