A Tribuna- A-6- Baixada Santista - Sandro Thadeu
---
O Convento do Carmo, o templo religioso mais antigo de Santos, completa 420 anos de fundação nesta sexta-feira e comemora a data com missa solene, às 18 horas. Para aproveitar a data festiva, será intensificada a campanha de convidar os fiéis a participarem do processo de patrocínio de obras de restauração do programa Alegra Centro.
O proprietário de imóvel ou de algum tipo de comércio da Cidade pode solicitar à Administração Municipal a antecipação de até 50% do valor a ser pago a título do IPTU ou Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN),referente ao exercício do próximo ano, para as obras do lugar.
Segundo Frei Lino de Oliveira, responsável pelo Convento- o terceiro mais antigo dos carmelitas no País, apenas atrás de Olinda (PE), e Salvador (BA) - o imóvel foi o primeiro do Município a ser habilitado para recebimento de tal benefício. No entanto, somente há seis meses descobriu que a comunidade não tinha conhecimento desse mecanismo.
"Até o momento, conseguimos oito pessoas que passem o IPTU para nós, o que ainda não ocorreu no caso do ISSQN. Qualquer investidor ou pessoa pode participar", explica.
Conforme o religioso, a documentação necessária e a quantia a ser doada devem ser entregues na seccretaria do Convento até dia 31 de outubro. Então, será preenchido um requerimento fornecido pela Prefeitura para comprovar o pagamento do patrocínio.
Frei Lino explica que o trabalho de restauração esta sendo feito aos poucos, devido à grande necessidade de recursos financeiros para custear as obras, que têm como engenheiro responsável Antonio Carlos Moreira da Silva. "Nós temos o projeto pronto, mas não tenho ideia da quantia, porque é muito alta", ressalta.
Até o final deste ano, o frei acredita que será reformado o pátio interno e o jardim do Convento. Recentemente, a fachada passou por obras, assim como a mesa de comunhão do altar-mór, que foi colocada no local original durante a Páscoa, segundo a Arquiteta Adelia Matos, uma das responsáveis pelo projeto de restauração ao lado de Gilson Braga.
"Em relação à liturgia, a mesa deveria ficar atrás e não no presbitério onde ficam os cadeirais. Toda a pintura da parte interna e do forro serão refeitas. "O piso também mudará", diz a especialista.
Final Feliz
A novela que se arrasta desde julho do ano passado da retirada dos postes de luze da rede de alta tensão existentes em frente ao Convento do Carmo deverá chegar ao fim em 120 dias. Segundo frei Lino, o Ministério Público Federal (MPF) convocou uma reunião na última quinta-feira com a CPFL Piratininga e com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Seosp) para tratar do assunto. Conforme o religioso, esse foi um verdadeiro presente para toda a comunidade.
"Estamos muito felizes, porque é uma certeza que temos. Daqui a quatro meses, se Deus quiser, vamos estar com um visual diferente".