domingo, 16 de julho de 2006

N.S. do Carmo é homenageada

Expresso Popular - 3 - Geral
---
Há nove séculos, no dia 16 de julho, mesma data desse domingo, o frei Simão Stock recebeu Nossa Senhora do Carmo durante oração em que pedia proteção para a Ordem dos Carmelitas. Durante a experiência a santa entregou o escapulário ( espécie de avental), que representa proteção.
Em Santos, duas igrejas carmelitas terão programação especial em homenagem à santa. No Santuário de Nossa Senhora do Carmo e Adoração Perpétua (...), a vintena terminará dia 27. Nesse período há missas em homenagem à santa de segunda a sexta-feira, às 07h30, às 12h30 e às 18h; aos sábados, às 17h; e aos domingos, às 8h, 11h e 18h. Só neste domingo haverá cinco missas: às 07h30, 9h, 11h, 15h e 18h. Logo após a última celebração será realizada procissão até a Praça da República, no Centro, com retorno à igreja. Será promovido ainda o ato religioso da Coroação de Nossa Senhora.
(...)
O reitor do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, frei Lino de Oliveira, explica que o nome da santa surgiu porque devotos da mãe de Deus construiram uma capela no Monte Carmelo, na Palestina. " Daí o nome Nossa Senhora do Carmo. Já a história se espalhou pelo mundo depois que a capela foi invadida pelos árabes e os frades, que moravam lá, foram obrigados a sair, espalhando-se por diversas partes da Europa".