sábado, 24 de fevereiro de 2007

Ônibus voltam a parar na Barão do Rio Branco

A Tribuna- A-5 -Local


foto: Márcia Pereira
As preces dos fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo, durante manifestação realizada no último dia 7, paracem ter surtido efeito. O prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou ontem que o trecho da Praça Barão do Rio Branco, no Centro, interditado somente para o estacionamento de carros autorizados pelo prédio da Justiça Federal voltará a ser utilizados pelos ônibus que, originalmente, utilizavam o espaço como terminal.
O espaço da rua entre a praça e o edifício está fechado com cavaletes da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET) desde 25 de maio de 2006, devido à ameaça que havia de ataques de uma facção criminosa à época. Com a interdição, dois dos três pontos que servem à praça ficaram inutilizados.

(...)

No último dia 7, o frei Lino de Oliveira e frequentadores do Santuário protestaram contra a interdição realizando um abraço simbólico e preces na praça. " Senhoras têm de ficar aguardando na rua, sob o risco de atropelamento, para tomar um ônibus", reclamou o frei.
(...)
Após uma reunião com o Diretor do Fórum da Justoça Federal, Marcelo Souza Aguiar, e o diretor técnico-operacional da CET, Ivson Teixeira da Rocha, na tarde de ontem, Papa chegou a um consenso sobre o problema da praça. A partir de terça-feira, o trecho em frente ao fórum volta a contar somente com as 22 vagas (...). Na rua, só poderão trafegar os ônibus coletivos e os carros que ali forem parar.
(...)
O frei Lino de Oliveira, ao saber da decisão, comemorou. "Ainda bem que lembraram de nós". E já prepara uma celebração para celebrar o fato. Na qurta-feira, dia em que os fiéis da igreja celebram a consagração de Nossa Senhora do Carmo, noas preces devem ser feitas na praça. "Mas só se a via for mesmo liberada", avisa.