sábado, 8 de abril de 2006

Obra de Calixto é exibida após 40 anos

Foto: Emílio Pechini
---
A Tribuna - D1 - Galeria
---
Um pedaço da história local pode ser apreciado a partir de hoje, às 19 horas, no Santuário do Carmo. Trata-se da tela Cristo no Calvário, de Benedito Calixto, que há 40 anos não era exibida ao público.
A pintura, com 5,30m de largura por 9m de altura, retrata a Paixão de Cristo. Ela foi produzida por Calixto na primeira metade do século 20, encomendada pela Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos.
A obra ficava exposta no altar-mór do Santuário do Carmo na Sexta-Feira Santa até 56, ano que a igreja deixou de servir de sede para a Irmandade, que se mudou p Catedral. Em agosto de 66, o grupo religioso assumiu a Paróquia Nosso Senhor dos Passos, onde continua até hoje, e deixou de exibir a tela, devido ao Concílio Vaticano II, que restringia a colocação de imagens em igrejas.
A Irmandade entregou a pintura e outros objetos ao Museu de Arte Sacra de Santos. Desde então, a obra ficou guardada por causa de suas dimensões e, agora, retorna ao Carmo para ser exibida durante a Semana Santa.
A tela, que, em breve, vai passar por um processo de restauração ficará exposta até o dia 14, das 9 às 19 horas. A programação desta noite conta a apresentação da Camerata Heitor Villa-Lobos e do Coral Gregoriano.
(...)