segunda-feira, 16 de julho de 2007

Fiéis festejam o dia de Nossa Senhora do Carmo

Expresso Popular - 5 - Geral
---

Hoje é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo e uma programação especial foi preparada pelas igrejas em Santos em homenagem à santa.
No Santuário de Nossa Senhora do Carmo e Adoração Perpétua (...), serão realizadas 5 missas (...).
Na última celebração acontece a coroação de Nossa Senhora. Após a cerimônia, tem início uma procissão pelas ruas do Centro. Também serão vendidos doces, salgados e refrigerantes no corredor do convento. Toda a renda será destinada à manutenção do santuário. No mesmo local, prossegue até dia 27 a vintena de Nossa Senhora.
Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, frei Lino de Oliveira, neste ano também são comemoradas otras datas importantes para os carmelitas.
"Comemoramos o 50 anos de adoração perpétua no Convento e os 100 anos do nosso livro de devotos do escapulário, que foi inteiramente restaurado".
No final de semana, os eventos ocorreram na paróquia Nossa Senhora do Carmo. No sábado, a missa foi realizada durante a tarde. Já ontem de manhã, aconteceu a procissão pelas ruas do Centro, com a realização de uma missa logo em seguida.
A devoção de Nossa Senhora do Carmo vem dos tempos bíblicos, quando o apóstolo Elias teve a visão de uma virgem em uma nuvem, que se dirigia ao Monte Carmelo, na Palestina.
No local foi construída uma capela. Já no dia 16 de julho de 1251, Nossa Senhora apareceu ao frei Simão Stock e deu-lhe o escapulário, um tipo de avental que foi difundido desde o século XII pelos carmelitas como forma de agradecimento pela proteção recebida da santa durante a perseguição sofrida por eles pelos árabes.