quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Santuário do Carmo será restaurado

Expresso Popular- 5 - Geral
---
Uma missa programada para hoje, às 12h30, marca o início das obras de revitalização e restauração do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santos.
O imóvel que foi inaugurado em 1599, é um dos mais antigos do país e, justamente por isso, precisará passar por obras emergenciais.
De acordo com frei Lino de Oluveira, reitor do Santuário do Carmo, as intervenções demoraram para sair do papel pois o prédio foi tombado e todo o processo precisou passar por uma análise criteriosa. "E como a idéia da direção da igreja, desde o proncípio, era restaurar e revitalizar o local, não adiantaria nada melhorar o visual e depois ver todo o trabalho desperdiçado por falta de manutenção e dinheiro".
Por isso, conta o frei, a campanha de arrecadação de verbas foi iniciada em 2003. E após quatro anos, pode se dizer que a comunidade ajudou ajudou a administração do Santuário a minimizar os prejuízos no orçamento e planejar a restauração do imóvel que, mesmo com mais de quatro séculos de existência , continua abrigando missas, recebendo fiéis regularmente e servindo de moradia para dois frades.
" A gente enviou um orçamento para o Programa Nacional de Apoio à Cultutra ( Pronac), no qual os gastos da restauração estavam estimados em R$5 milhões, mas isso ainda está sendo analisado pelo pessoal de Brasília. Por isso, é importante que a comunidade continue nos ajudando. Não que se trata de uma reforma simples, vamos precisar arrumar a casa e, depois, a manter em ordem".
(...)