segunda-feira, 17 de março de 2008

Procissão do Encontro reúne 200 pessoas

A Tribuna- A5 - Local
---
Cerca de 200 pessoas participaram ontem da procissão do Encontro, pelas ruas do Centro Histórico. O evento, comandado por Frei Lino de Oliveira, recebe esse nome porque constitui o encontro de Jesus com Maria, correspondendo a um dos momentos que antecederam a crucificação de Cristo.
O cortejo teve como ponto de partida o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na Praça Barão do Rio Branco.
Assim, como ocorre há anos, após a realização da missa das 18h, o público se dividiu em dois grupos que partiram em sentidos opostos em direção à igreja do Rosário, na Praça Rui Barbosa. Um levava a imagem de Jesus carregando a crus, e outro, a de Maria.
Durante o percurso foram executados trechos de cantos religiosos por uma flautista e um violonista. As musicas foram compostas pelo frei Jesuíno do Carmelo, no século 18.
Para o casal Leda e Wilson Machado, que há anos acompanha a caminhada, a procissão é mais uma oportunidade para "renovar a esperança. Os valores hoje em dia estão tão mudados, as pessoas perderam a fé, tem muito conflito, muito desemprego. Se a gente não tem Deus no coração tudo fica pior", avalia a doceira.
Também para o engenheiro Emílio Pechine a procissão é um momento para "reavivar" a fé. Acompanhado da mulher e das filhas (...), ele diz participar do evento há anos. " Se não estivesse chovendo, mais gente teria vindo", aposta.
(...)