segunda-feira, 3 de março de 2008

Restauração terá primeira fase concluída em 60 dias

A Tribuna- A-3 - Local
---
Deve ser concluída em 60 dias a primeira fase do projeto de restauração e revitalização de todo o complexo do Santuário de Nossa Senhora do Carmo (...).
Esta etapa consiste na restauração da fachada do imóvel. Na sequência, será feito o trabalho nos telhados e na Ordem Terceira, com orçamento total estimado em R$ 5 milhões. Toda a obra será bancada por arrecadações da própria comunidade.
"Eu encaro esse projeto como a possibilidade do povo estar diante da identidade religiosa que os carmelitas trouxeram para cá, quando vieram da Europa", resume o reitor e prior do Convento, Frei Lino de Oliveira.
Segundo ele, as maiores riquezas históricas do complexo são a parede da igreja do Convento, do século 16; a harmonia entre as duas igrejas, com a torre no meio, do século 18; e o estilo imperial da arquitetura de parte do prédio.
Desde a construção do prédio, no século 16, muitas modificações foram feitas ao longo do tempo. "No Brasil, falta o cuidado, ao longo dos anos, com o patrimônio histórico", observou o religioso.
Embora negue que isso seja possível em um primeiro momento, frei Lino conta que existe a possibilidade de ocorrerem descobertas históricas. " Eu acredito que a partir do instante em que estivermos mexendo com essa parte arqueológica, pode haver surpresa".
O Arquiteto, restaurador e professor da Universidade Católica de Santos ( UNISANTOS), Gino Caldatto Barbosa, autor do livro Santos e seus Arrabaldes, comentou que só o fato de a restauração ser acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan) "já demosntra a seriedade do trabalho".
(...)