domingo, 17 de fevereiro de 1980

Os templos católicos da Cidade centenária

A Tribuna (26/01/1939)
---
Divisão eclesiástica (...) predomina no espírito dos habitantes de Santos, numa percentagem de 70%, o culto ao catolicismo, conquanto outras religiões cristãs e muitos cultos espiritualistas e filosóficos têm aqui seus adeptos. Não há, entre nós, intolerância religiosa, fanatismo ou excesso de prática.
Santos, catolicamente, é sede do Bispado, cuja jurisdição compreende os municípios de S. Vicente, Itanhaém, Cananéia, Jacupiranga etc. e a Prefeitura Sanitária de Guarujá.
(...)
Situada na Praça Barão do Rio Branco. A 4 de setembro de 1752, dia de Santa Rosa de Viterbo, lançou-se a pedra fundamental da Capela Mor da Ordem Terceira do Carmo da Cidade de Santos, com a epígrafe Ad Majorem Dei Gloriam. A pia de água benta, de granito, tem gravada a data de 1710. Nesse templo foi sepultado o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A 7 de dezembro de 1889 procedeu-se à exumação dos ossos do grande morto, sendo trasladados para o mausoléu que Rodolpho Bernardelli construiu no claustro daquele convento, justamente no local onde se acha hoje o Panteão dos Andradas.