quinta-feira, 16 de julho de 2009

É dia de celebrar N.SRA. do Carmo

Expresso Popular- Pág 4 - Geral
---
Hoje é o dia de Nossa Senhora do Carmo, santa padroeira dos marinheiros e do Convento do Carmo de Santos, que, com 420 anos, é o 3º mais antigo dos carmelitas do País. Ela também é protetora dos náufragos. A história revela que o título da santa está unido ao símbolo do escapulário, que significa proteção.
De acordo com o padre da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Javier Mateo Arana, a origem da devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo surgiu como um jeito de lembrar o avental usado pelos carmelitas. "Essa é uma forma de reminiscência aos vestes dos carmelitas, usados para servir aos mais pobres no período da Idade Média".
Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Carmo e prior do Convento do Carmo, frei Lino de Oliveira, muitos fiéis acompanharão a programação em homenagem à santa, que vai até 27 de Julho. "Esperamos mais de duas mil pessoas durante o evento, que contará inclusive com a participação de diversos corais liturgicos".

Salvação

Em 16 de Julho de 1251, preocupado com as hostilidades sofridas pelos carmelitas, o pior deles, Simão Stock, rezou a santa fervorosamente. Foi relatada a visão que mostrou a Virgem Maria, cercada de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem atual e a afirmar: "Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo". Já o papa Pio XII recomendou essa devoção do escapulário como símbolo da proteção da Mãe de Deus.