---
Patrimônio tombado e um dos pontos mais importantes do turismo religioso em Santos, o Convento do Carmo (Praça Braão do Rio Branco, 16- Centro Histórico) vai desenvolver programação especial de terça-feira ao dia 27, com missas e apresentações musicais. Trata-se da Vintena de Nossa Senhora do Carmo, que celebrará os 420 anos de fundação do Convento, completados em abril.
Nesse período, as missas serão de segunda a sexta, às 7h30,12h30 e 18; Aos sábados, às 17h; e aos domingos, às 8h, 11h e 18h. O ponto alto será dia 16, com a solenidade de Nossa Senhora do Carmo, com missas e procissão pelas ruas do Centro Histórico, a partir das 18h.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob regência de Luiz Gustavo Petri, executa no dia 19, às 12h, a composição sacra 'Vésperas Carmelitanas', do alemão Handel.
Atração Turística
Inaugurado pelos padres carmelitas no dia 24 de abril de 1589 em terras doadas por Braz Cubas, o Convento do Carmo é considerado o mais antigo da cidade e o terceiro do Brasil. O Convento faz parte do conjunto que engloba a igreja Venerável Ordem Terceira do Carmo e o Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Em estilo barroco, o Conjunto do Carmo faz parte do patrimônio nacional desde 1940. Foi tombado em 1981 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artísitico e Turístico), e em 1990 pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos). Além disso, está incluido no programa de 'Visitação Monitorada às Igrejas de Santos', realizado gratuitamente pela prefeitura, por meio da Setur (Secretaria de Turismo). O patrimônio é apresentado por uma 'vovó sabe tudo', que aborda história, arquitetura e curiosidades do local. Outra dica é o Canto Gregoriano, sempre no segundo domingo do mês, na missa das 11h. O santuário pode ser visitado aos sábados e domingos, das 15h às 17h, e a Ordem 3ª, de segunda a sexta, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h.